sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sistema de Informação Gerencial de Marketing




A imagem a cima representa ferramentas que auxiliam o gestor nas tomadas de decisões dentro da organização, tudo graças ao sistema gerencial de informação de marketing.  



Um MIS de marketing oferece suporte na área administrativa para o desenvolvimento de produtos, distribuição decisão de preço, eficiência proporcional e previsão de vendas. Muitas empresas estão em desenvolvimento de mercados virtuais na internet, os softwares de relacionados aos clientes como a CRM, pode assim coletar dados a respeito de clientes, contratá-los, avisá-los, se novos lançamentos e além de tudo isso impulsiona a venda de produtos pela internet (veja o site da Alaska Airlines). Uma das empresas que utilizou este tipo de software foi a Alaska Airlines, sem esse tipo de sistema a empresa não teria sobrevivido à tragédia que aconteceu em 11 de setembro.


Outros métodos que podemos utilizar é a pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos, promoções e propaganda, estipulação de preço.
A pesquisa de mercado é utilizada para identificar potênciais futuros clientes, bem como características que os atuais clientes desejam ver em um bem ou serviço, servindo assim para deixar gerente e administradores de marketing mais bem informado, e assim podendo atingir facilmente seus objetivos de desempenho.
No desenvolvimento de produtos a empresa tem que oferecer produtos diversificados, oferecendo assim cores e estilos variados, utilizando assim o sistema para auxiliar na criação de um produto que satisfaça melhor o cliente.

Promoção e propaganda

Para fazer uma promoção de vendas não bastas terem apenas uma boa idéia e usá-la como “colete salva-vidas” de vendas. Para dar certo, uma promoção precisa ser bem planejada, além de ter os custos e despesas previamente avaliados.

A promoção é uma ferramenta de marketing que deve ser usada dentro da visão estratégica da empresa. Ou seja, ela está inserida dentro dos objetivos maiores da política de comercialização e, portanto, não pode ser usada de forma isolada




Fonte: Princípios de Sistemas de Informação./Ralph M.Stair e George W.Reynolds. ed.Thomson 

Nenhum comentário:

Postar um comentário