CRM é um sistema integrado de gestão da interação com o cliente, constituído por um conjunto de procedimentos e de processos organizados e integrados a BPM (Business Process Management, ou modelo de gestão de negócios). Alguns softwares, que auxiliam e apóiam essa gestão, são comumente classificados e denominados como sistemas de CRM. Seu objetivo principal é auxiliar as organizações a conquistar possíveis clientes e a fidelizar os atuais, sempre tendo em mente alcançar a satisfação total, por intermédio do entendimento das suas necessidades e expectativas, formando uma visão de 360 graus dos ambientes de marketing. O CRM abrange três grandes áreas: automatização da gestão de marketing; automatização da gestão comercial, dos canais e da força de vendas; e gestão dos serviços ao cliente.
A imagem abaixo mostra como funciona um CRM. Primeiro os dados dos clientes e mercado são postos no sistema, esses dados podem ser e-mails recebidos pela empresa, falando sobre determinado produto entre outros, então a partir desse ponto o sistema procura relações entre esses dados assim facilitando a interpretação dos mesmos pelo gestor.
A imagem abaixo mostra como funciona um CRM. Primeiro os dados dos clientes e mercado são postos no sistema, esses dados podem ser e-mails recebidos pela empresa, falando sobre determinado produto entre outros, então a partir desse ponto o sistema procura relações entre esses dados assim facilitando a interpretação dos mesmos pelo gestor.
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