sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Visão Geral da Inteligência Artificial


A imagem acima representa um sistema de inteligência artificial comunicativo trabalhando com funções humanas, tendo objetivo de  ajudar a atingir as metas que um ser humano pode fazer, de forma mais eficiente.




A inteligência artificial são sistemas computacionais e máquinas que demonstram características de inteligência que inclui pessoas, procedimentos, hardware,dados e conhecimentos. Com o objetivo de desenvolver sistema de inteligência artificial nao é para substituir totalmente a tomada de decisão humana, mais copiá-la para certos tipos de problemas bem definidos, sendo assim, tendo como objetivo geral ajudar uma organização a atingir suas metas.


Desde a criação da IA, as pesquisas destacam o desenvolvimento de máquinas com comportamento inteligente dando algumas características específicas do comportamento inteligente como: aprender com as experiências e aplicar o conhecimento adquirido sendo capaz de aprender com situaçoes passadas, uma habilidade muito comum dos humanos que apredem por tentativa e erro; resolver problemas quando faltam informações importante, no caso das decisões que precisam ser tomadas mais muita das vezes nao tem toda a informação necessária por motivo de custo alto ou por não ter acesso a toda informaçao; reagir com rapidez e corretamente em novas situações, acontece muito com crianças que observam o perigo e sabem que nao deve se aproximar, reagindo rapida e corretamente a nova situação.Por outro lado, os computadores precisam de uma complexa programaçao para ter essa habilidade.


A diferença entre inteligencia natural e artificial é que a natural (humana) tem alta capacidade de ser criativo e imaginativo, de aprender com experiência, de ser adaptativo, de usar sensores (toque, cheiro). Já a artificia l(máquinas) possui alta capacidade em efetuar calculos complexos, tranferir informações, efetuar uma série de calculos rapidamente e com precisão.




Fonte: Princípios de Sistemas de Informação./Ralph M.Stair e George W.Reynolds. ed.Thomson


Abaixo temos um vídeo que mostra como a capacidade de um robô pode chegar a raciocinar e agir como os seres humanos sendo capaz até de adquirir conhecimento para suas funções ao decorrer do tempo . 


Robô criado no Japão tem inteligência artificial





      


Nenhum comentário:

Postar um comentário